Olá, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o Hidrolato, um ingrediente incrível que pode oferecer muitas propriedades ao produto!

Você pode adquirir Hidrolatos de um fornecedor de confiança clicando aqui.

Hidrolatos

Um Hidrolato (hidro = água + sufixo ‘ato’ para indicar o produto de um processo), é a água aromática que é liberada durante o processo de condensação na Destilação de um Óleo Essencial. Um Hidrolato ainda possui quantidades mínimas desse óleo essencial (cerca de 0,1% ou mais). 

O termo Hidrossol (hidro = água e sol = o sol) é o termo adotado nos EUA para se referir ao mesmo produto, o Hidrolato.

Eles normalmente possuem cheiros semelhantes ao óleo essencial da mesma planta, mas têm uma nota mais leve e sutil. Seu cheiro pode ser um pouco diferente porque são obtidos das frações vegetais que são solúveis em água e não em óleo.

Hidrolatos ou Hidrossóis
Hidrolatos ou Hidrossóis

Como são produzidos os Hidrolatos?

Durante o processo de Destilação por Arraste à Vapor com a finalidade de obter o Óleo Essencial, o vapor de água passa através do material vegetal (folhas, flores, etc.) para liberar o óleo. Então, o vapor é resfriado para retornar ao seu estado original líquido. Como o Óleo Essencial destilado é mais leve que a água, ele flutua no topo e depois é retirado separadamente.

Essa água restante além de conter pequenas quantidades de óleo essencial, também possui muitas das propriedades da planta que são solúveis em água (hidrófilas). Este produto já se encontra pronto para uso e oferece de maneira segura e conveniente uma ampla gama de benefícios terapêuticos e cosméticos diretamente à pele, sem necessidade de diluição (como é o caso dos óleos essenciais, que na maioria das vezes precisa ser diluído em óleos carreadores). 

A indústria de Óleos Essenciais sempre usou expressões como Destilado Aquoso, Água Aromática ou Água Destilada para descrever a água que sobrou da destilação. Mas quando fracionados em embalagens de tamanhos menores e adicionado de conservantes (IMPORTANTE!), esses produtos foram comercializados por muitos anos como “Águas Florais”. Pelo menos, esse foi o caso até que a Aromaterapia apareceu com um monte de nomes novos mais sofisticados

Destilação dos Hidrolatos

Ao destilar o material vegetal para obtenção do seu óleo essencial, a maioria dos componentes hidrofílicos (solúveis em água) da planta será absorvida pelo vapor. Posteriormente, essa água será resfriada novamente dentro do condensador. Dessa forma essa “água aromática” não será transportada para o óleo essencial coletado.

Isso significa então que o óleo essencial não possui todos os constituintes ativos da planta porque alguns deles estão dissolvidos na água (hidrolato). Apenas uma pequena quantidade de óleo essencial se mantém solubilizada dentro do hidrolato junto com os componentes hidrofílicos.

A saber, esta é a razão pela qual os hidrolatos NÃO POSSUEM o mesmo cheiro do óleo essencial da mesma planta. Então, grande parte do aroma é capturada no óleo essencial, enquanto os componentes hidrossolúveis estão presentes no hidrolato.

De modo geral, apenas os hidrolatos de Rosa e Flor de laranjeira fornecem uma representação precisa da fragrância natural das plantas, talvez com Lavanda e Alecrim sendo os próximos na linha, aromaticamente falando.

Hidrolato de Lavanda
Hidrolato de Lavanda

Em comparação, os Hidrolatos de Camomila Romana e Alemã não cheiram nada como as plantas ou seus óleos essenciais, mas ainda possuem propriedades terapêuticas únicas e insubstituíveis. Nada supera esses Hidrolatos em protetores oculares de algodão para reduzir o inchaço e as olheiras! Por motivos de segurança os Óleos Essenciais não devem ser usados da mesma forma.

Óleo Essencial X Hidrolato

Assim, o processo de Destilação produz dois produtos distintos, cada um com benefícios curativos específicos. A saber, o Óleo Essencial é o produto primário e o Hidrolato, um co-produto. Isso não quer dizer que o Hidrolato seja inferior, apenas coleta componentes diferentes do material vegetal do que o óleo essencial.

E é por isso que adicionar um Óleo Essencial ou um composto perfumado à Água Destilada não produzirá os mesmos benefícios terapêuticos que um Hidrolato Natural. As propriedades curativas dos componentes hidrofílicos em um Hidrolato são simplesmente diferentes das do óleo essencial. E também não adianta achar que fazer uma infusão (um chá) vai te resultar em um Hidrolato, são extrações completamente diferentes! 

O Hidrolato é uma excelente alternativa para aromatizar um produto que seja 100% à base de água. Pois se você coloca óleo essencial na água, sem utilizar um solubilizante, o Óleo Essencial vai ficar boiando no topo e será necessário agitação antes do uso. Os Hidrolatos apesar de possuirem aroma mais suaves, se misturam completamente com a água e não separam de fase. 

Por fim, gostaríamos de esclarecer que a Água Aromática que ensinamos a fazer aqui no canal NÃO é o mesmo que um Hidrolato. Isso porque o processo de destilação que fazemos para as águas aromáticas é imensamente mais simples do que o processo de destilação feito para obter um Óleo Essencial e, consequentemente, um Hidrolato. O produto final da destilação caseira não contém todos os componentes hidrofílicos.  

Se você ainda não viu esse vídeo, confere lá e aprenda a fazer águas aromáticas que podem substituir a água destilada em suas formulações. 

Já fizemos muitos produtos usando Hidrolatos aqui no canal! Confere nosso Tônico com Ácido Salicílico, Gel Facial para Pele Oleosa, Água Micelar, Loção Pós Sol, Sabonete e Shampoo Infantil.

Hidrolato de Alecrim
Hidrolato de Alecrim

Vídeo

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre os Hidrolatos:

E então, gostou de conhecer mais sobre os Hidrolatos? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referência Bibliográfica

Mountain Rose Herbs. What are Hydrosols. Acesso em 17 fevereiro 2023.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta